domingo, 6 de setembro de 2009

Questões para 2A e 2B

MÚSICA DA MORTE...

Cruz e Souza

A musica da Morte, a nebulosa,

Estranha, imensa musica sombria,

Passa a tremer pela minh’alma e fria

Gela, fica a tremer, maravilhosa...


Onda nervosa e atroz, onda nervosa,

Letes* sinistro e torvo da agonia,

Recresce a lancinante sinfonia,

Sobe, numa volúpia dolorosa...


Sobe, recresce, tumultuando e amarga,

Tremenda, absurda, imponderada e larga,

De pavores e trevas alucina...


E alucinando e em trevas delirando,

Como um Ópio letal, vertiginando,

Os meus nervos, letárgica, fascina...


Mors *

Emiliano Perneta

Nesse risonho lar,
A dor caiu neste momento,
Como se fosse a chuva, o vento,
O raio, e bate sem cessar...
Bate e estala,
Como uma louca,
De boca em boca,
De sala em sala...
Somente tu, flor delicada,
Como quem veio
Fatigada
De um passeio,
Tombaste ali, silenciosa,
Sobre o sofá,
No abandono,
Pálido rosa,
De um longo sono,
De que ninguém te acordará!


(*) latim: mors, mortis 'morte (natural ou violenta), falecimento'; ver mor(t)- Fonte: Dicionário Houaiss Eletrônico

Questões

a) Leia ambos poemas e procure no dicionário as palavras que não saiba o significado. Há um link de um dicionário online no blog, pesquise. Releia os poemas, escreva sua interpretação do texto e discuta com os colegas.

b) O tema de ambos poemas é o mesmo; a morte. No entanto, em um deles o eu-lírico descreve a morte de uma pessoa e em outro, descreve a sensação da morte.

b-1) Em qual deles há a descrição da morte de uma pessoa? Prove com versos do texto;

b-2) Em qual deles o eu-lírico experimenta a sensação da morte? Prove com versos do texto;

c) Em um dos poemas o eu-lírico dirige-se diretamente a uma segunda pessoa. Prove com elementos do texto e escreva como essa "pessoa" é descrita no poema.

d) O eu-lírico do poema Música da Morte evoca alguns dos sentidos físicos do leitor. Quais sentidos são esses? Associe-os com versos e/ou palavras do texto.

e) Leia o trecho do poema Mors de Emiliano Perneta:

Nesse risonho lar,
A dor caiu neste momento,
Como se fosse a chuva, o vento,
O raio, e bate sem cessar...
Bate e estala,
Como uma louca,
De boca em boca,
De sala em sala...

Quem pratica as ações descritas pelos eu-lírico dos versos acima? Onde ocorre a ação segundo o eu-lírico?

f) Há diferença na forma em que os eu-líricos falam da morte? Responda relendo os textos, usando versos dos poemas e suas palavras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário