quinta-feira, 4 de março de 2010

Sala de aula: resenha para 1ABCD e 3AB 2010

Galera,
já começamos a tratar do gênero "resenha", em sala. Encontrei esse texto na página Mytutoriais e fiz algumas adaptações para nossa realidade. Comentarei sobre o conteúdo em classe. Anota quem é esperto!


Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.
Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural ( livro, pema, filme, peça teatral, etc), sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Tipos de Resenha
Até agora falamos sobre as resenhas de uma forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Analise para qual público você está fazendo a resenha, idade, escolaridade,etc.Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Aluno do Colégio Estadual Lucy requião de Melo e Silva)”
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.
Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:
Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Aluno do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva”.

Um comentário:

  1. OLA GALERA D LUCY REQUIÃO
    AO VISITAREM ESSE SITE DEIXE SEU COMENTARIO
    PIOS TA BOMBANDO EO PRFESSOR ODAIR
    TA SE ACHANDO ABRAÇO
    PRFESSOR
    JACKSON 1ªB

    ResponderExcluir