quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dois contos de mistério


Dois grandes escritores: Machado de Assis e Edgar Alan Poe. O primeiro, brasileiríssimo, e o segundo, estadunidense.
Ambos conteporâneos do século 19, ambos grandes escritores de contos. "A causa secreta", do bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis, coloca o leitor frente a frente com um mistério logo na primeira cena:

"Garcia, em pé, mirava e estalava as unhas; Fortunato, na cadeira de balanço,olhava para o tecto; Maria Luísa, perto da janela, concluía um trabalho de agulha.Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada. Tinham falado do dia, que estivera excelente, — de Catumbi, onde morava o casal Fortunato, e de uma casa de saúde, que adiante se explicará. Como os três personagens aqui presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história sem rebuço.
Tinham falado também de outra cousa, além daquelas três, cousa tão feia e grave, que não lhes deixou muito gosto para tratar do dia, do bairro e da casa de saúde. Toda a conversação a este respeito foi constrangida. Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender é preciso remontar à origem da situação."

O conto traz uma das cenas mais terríveis da literatura.

"O gato preto", do mestre do mistério, Edgar Alan Poe, também aguça a curiosidade do leitor logo no princípio do conto:
"Não espero nem peço que se dê crédito à história sumamente extraordinária e,no entanto, bastante doméstica que vou narrar. Louco seria eu se esperasse tal coisa, tratando-se de um caso que os meus próprios sentidos se negam a aceitar. Não obstante, não estou louco e, com toda a certeza, não sonho. Mas amanhã morro e, por isso, gostaria, hoje, de aliviar o meu espírito. Meu propósito imediato é apresentar ao mundo, clara e sucintamente, mas sem comentários, uma série de simples acontecimentos domésticos. Devido a suas conseqüências, tais acontecimentos me aterrorizaram, torturaram e destruíram."

Você pode ler os dois textos clicando nos links abaixo:
A causa secreta
O gato preto

Leia, se tiver coragem!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário