domingo, 11 de março de 2012

Índio, que índio?

A ignorância é o principal alimento do preconceito quando se trata das relações humanas. A arte nos leva, muitas vezes, a questionar o que nos é apresentado como natural. Ao estudar o Romantismo no Brasil descobrimos como foi formado o mito do indígena como um herói de valores europeus. Nesse momento questionamos sobre qual nosso conhecimento sobre uma das três etnias que formaram (e formam) a nação.

Pesquisando no mais popular oráculo da internet, encontramos o texto "Cinco ideias equivocadas sobre os índios", de José Ribamar Bessa Freire, que tivemos o prazer de conhecer através de um curso da SEED, em 2009, e o vídeo "Índios do Brasil- Quem são eles?"

O texto esá disponível na coluna sala de aula e o vídeo está nesta postagem. Ambos são importantes para compreensão do passado e do presente das ideias do romantismo como projeto estético, político e ideológico.


2 comentários:

  1. exelente expressão sobre oque outros dizem sobre índios.uns dizem que o índio é preguissoso,vagabundo,perigozo,mas não as vezes o índio só qur se defender do homen branco que qué roubar suas terras minérios.....
    e tambem o homen branco transmite doenças...$$
    ass douglas josé ´2d

    ResponderExcluir
  2. i juca pirama fala de um ritual de quando o índio está prestes a morrer els comen sua carne;;

    ResponderExcluir