terça-feira, 3 de abril de 2012

Orientações básicas para seminário

Meninos e meninas, apresentamos algumas orientações básicas para uma boa apresentação de seminário em qualquer disciplina.

Quaisquer dúvidas podem ser resolvidas em sala, ou aqui no Linguonautas, através dos comentários no fim de cada postagem.
 
Grupos que desejarem preparar uma apresentação com slides (no máximo 8) devem seguir as recomendações:
a) Tema do seminário, no primeiro slide;b) Os slides da apresentação devem ser redigidos em forma de tópicos.
c) Quando trechos da obra forem citados, devem estar entre aspas e com indicação da página;
d) Bibliografia e nome completo, por ordem de chamada, no último slide.

Grupos que optarem por usar cartazes (no máximo 5):
a) Tema do seminário, no primeiro cartaz;
b) Os cartazes da apresentação devem ser redigidos em forma de tópicos;
c) Evite textos longos e/ou imagens pequenas;
d) O cartaz será mais eficiente com uso de imagens e/ou frases curtas;
e) As cores usadas nas letras devem ser neutras.

Uso de outras mídias:
a) Gravações de voz e/ou imagem não devem conter ofensas ou constrangimentos de qualquer natureza;
b) Os "erros de gravação" não devem ser exibidos durante o seminário;
c) A fonte (créditos) do vídeo deve ser citada;
d) Vídeos e/ou gravação de áudio  devem ter, no máximo, 3 minutos de duração;

A apresentação:
a) Durante o seminário, devem se apresentar entre dois a três integrantes  de cada grupo por vez;
b) Postura corporal também conta pontos, por isso nada de braços cruzados, ficar encostado na parede, mascar chiclete, olhar para o teto, cutucar o nariz, etc;
c) Seminário é trabalho em equipe, todos precisam registrar e dominar o conteúdo e não apenas a "sua" parte;
d) Evite uso de gíria: seminário é uso formal da língua;
e) Respeitar as apresentações dos colegas é fundamental;
f) Uma boa apresentação exige ensaio antecipado;
e) Aplausos após cada apresentação é uma forma de valorizar o trabalho dos colegas.

Os grupos devem ainda preparar fotocópias de um pequeno resumo (10 a 15 linhas) de sua pesquisa para os colegas e entregar um roteiro de apresentação para o professor.
O roteiro deve ser digitado em fonte Times ou Arial, tamanho 12, entre linhas 1,5. Deve conter a sequência de apresentação, bibliografia e nome completo dos integrantes, acompanhado de número de chamada em ordem crescente .


Um abraço dos Profs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário