sexta-feira, 12 de junho de 2009

Questões para 1A e 1B

Garotos e garotas, seguem abaixo duas propostas de questões para a avaliação em sala. Desconfiem do texto, releiam quantas vezes forem necessárias e respondam levando em consideração a objetividade, a adequação à gramática prescritiva e principalmente, o sentido do que irão escrever.

Pesquisar os links do blog relativos a Camões e à sua obra também ajudará muito na avaliação.

Leia com atenção:

119

Tu só, tu, puro Amor, com força crua,

Que os corações humanos tanto obriga,

Deste causa à molesta morte sua,

Como se fora pérfida inimiga.

Se dizem, fero Amor, que a sede tua

Nem com lágrimas tristes se mitiga,

É porque queres, áspero e tirano,

Tuas aras banhar em sangue humano. ”

(Camões – Os Lusiadas-Canto III -Episódio de Inês de Castro)


QUANDO TUDO ACONTECEU...

1320: Em Coimbra, a 8 de Abril, nasce o príncipe D. Pedro, filho de D. Afonso IV, rei de Portugal. - 1340: D. Afonso IV participa na batalha do Salado ao lado de Afonso XI de Castela, é a vitória decisiva da cristandade sobre a moirama da Península Ibérica. Inês de Castro, dama galega, vem para Portugal no séquito de D. Constança, noiva castelhana de D. Pedro; paixão adúltera e fulminante de Pedro por Inês. - 1345: Nasce D. Fernando, filho de D. Constança e de D. Pedro. - 1349 ?: Morte de D. Constança. - 1354: Influenciado pelos Castro (irmãos de Inês), D. Pedro mostra-se disposto a intervir nas lutas dinásticas castelhanas. - 1355: A 7 de Janeiro, com o consentimento d’el-Rei D. Afonso IV, nos paços de Santa Clara (Coimbra) Diogo Lopes Pacheco, Pedro Coelho e Álvaro Gonçalves degolam Inês de Castro; revolta de D. Pedro contra o pai. - 1357: Morte de D. Afonso IV; D. Pedro sobe ao trono e manda executar os assassinos de Inês de Castro. - 1361: Do Mosteiro de Santa Clara (Coimbra) para o Mosteiro de Alcobaça, D. Pedro I manda trasladar os restos mortais de Inês de Castro. - 1367: A 18 de Janeiro morre D. Pedro I, em Estremoz. Fonte do texto aqcima.

Releia o "episódio de Inês de Castro" (páginas 524 a 528) antes de responder as questões;

a) Explique o verso “Tuas aras banhar em sangue humano. ” relacionando à história de Inês de Castro.

b) Cite, diretamente do texto "episódio de Inês de Castro" (páginas 524 a 528), os argumentos de Inês para salvar a própria vida. Explique, de forma objetiva, cada um desses argumentos.

c) O texto 2 traz, resumidamente, os fatos históricos do episódio de Inês de Castro. Reflita e comente, os fatos são verdadeiros e Camões os colocou em sua poesia. Prove como o poeta “enfeita” os fatos através da linguagem e inventa passagens e falas que não estão nos registros históricos. Por que o autor de Os Lusíadas faria isso em sua opinião?

Não deixe de observar que Camões, através do eu-lírico usa a mitologia, apela para sentimentos, etc para argumentar.

Use dicionário, pesquisa na internet, anotações do caderno, mas lembre-se de indicar a fonte e de escrever apenas o que foi pesquisado e poderá ser explicado depois. Não seja aluno papagaio.


Um abraço do Mestre Oda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário