sexta-feira, 19 de março de 2010

Textos de apoio ao trabalho sobre Machado de Assis para 3AB 2010

Galera dos 3A e 3B, Machado de Assis é um dos autores mais interpretados no Brasil. Leitores especializados escrevem artigos, ensaios e livros comentando as obras desse autor considerado o mais completo entre os brasileiros. Para ajudar no seminário e na resenha que estamos elaborando, proponho a leitura de dois textos: As ideias fora do lugar, de Roberto Schwarz e a introdução do livro Contos Definitivos de MAchado de Assis.

O texto de Roberto Schawrz é mais extenso e complexo, exigindo maior atenção e disposição para anotar as dúvidas que surgirem. No entanto, é o que melhor traduz a sociedade retratada por Machado de Assis e amplia as possibilidades de interpretação dos contos discutidos em sala.

O segundo texto é panorâmico e apresenta visões mais genéricas sobre a obra de MA. Sua leitura, porém, pode sugerir linhas de pesquisa adotadas por vocês em sala.

Pelo nível das observações, questionamentos e dúvidas apresentadas em nossos debates prévios na análise do conto de Edgar Alan Poe e dos contos de MA, vocês estão preparados para leituras mais ousadas.
Estarei à disposição para auxiliá-lo em aula e em encontros agendados na escola e por e-mail.


2 comentários:

  1. Também acho Machado de Assis o cara.
    Gostei de seu comentario sobre a música do Chico, gostaria de poder trocaar umas ideias.
    Diretamente de Mato Grosso,Pantanal.
    Obrigada,
    Joelma

    ResponderExcluir