sexta-feira, 16 de abril de 2010

Conceito de crônica, para 8A

Faz tempo que estou devendo material para a 8A aqui no Linguonautas . Como participaremos das Olimpíadas de Língua Portuguesa, nada melhor que falar da crônica, gênero de texto no qual estão inscritas as oitavas séries.
Reproduzimos aqui o conceito de crônica que encontramos na página Educa Terra:

A crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser vinculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.

Em regra geral, a crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Algo para ser lido enquanto se toma o café da manhã, na feliz expressão de Fernando Sabino. O comentário pode ser poético ou irônico mas o seu motivo, na maioria dos casos, é o fato miúdo: a notícia em quem ninguém prestou atenção, o acontecimento insignificante, a cena corriqueira. Nessas trivialidades, o cronista surpreende a beleza, a comicidade, os aspectos singulares. O tom, como acentua Antonio Candido é o de "uma conversa aparentemente banal".

Indico também a leitura de crônicas do escritor Moacyr Scliar (aqui), para que possamos bater um papo em sala de aula.
Bem vinda 8A!


Um comentário: