domingo, 18 de abril de 2010

Uso criminoso da internet



Meninos e meninas, recentemente fui vítima de calúnia e difamação na internet através do orkut. Todas as imagens e mensagens da comunidade criada e o perfil do(a) autor(a) foram registrados em meu computador e em meu e-mail como garantia que isso não se repetirá.
O fato me incomodou muito e depois de muita reflexão e conversas com minha querida Izabel, resolvi transformar o fato em uma oportunidade para educar.

Inicialmente pensei em processar o(a) aluno(a), mas isso resultaria em muito desgaste para todos envolvidos, além disso, acredito que a pessoa mereça uma oportunidade de repensar o erro.
Levando isso em consideração, pesquisei algumas páginas sobre o assunto e selecionei links para postar aqui. Espero que possamos conversar sobre o tema em uma das aulas. Assim como eu, outras pessoas foram vítimas desse tipo de crime.

O anonimato na internet dura pouco tempo, principalmente quando a pessoa ofendida tem conhecimentos em informática e legislação. O ocorrido deve ser encarado como momento de reflexão porque o estrago que esse tipo de crime causa é arrasador, caso a pessoa não tenha estrutura, muitas vezes leva à depressão e ao suicídio.
Links para sua conscientização e prevenção contra esse crime virtual:

Quebra de sigilo no Orkut: abertura para ações de calúnia, difamação e injúria

Como retirar comunidades ofensivas ou perfil falso no orkut do ar

Orkut e usuários podem ser condenados por ofensa à honra

Acredito que a conscientização e o diálogo é, inicialmente, o melhor caminho para evitar situações como a relatada aqui. Todos os alunos que buscaram conversar comigo sempre foram atendidos sem excessão. Essa página na internet é mais uma prova de permanente busca de diálogo e complementação das aulas em sala, logo não haveria motivos para os ataques sofridos por mim.

Mas acredito na capacidade das pessoas de refletir e aprender. Por isso ainda sou professor.
Um abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário