segunda-feira, 7 de maio de 2012

O texto como arma, ou o compromisso com a palavra

Meninos e meninas, em nossas aulas constantemente afirmamos que há a necessidade de compromisso com o texto escrito. 
Depois de divulgado, o conteúdo e as intensões do texto passam a ser interpretados e usados por outros leitores, sem nosso controle.

Entre os vários gêneros de textos que podemos produzir, dois merecem atenção especial quando nos referimos ao compromisso com a escrita: o texto científico e o texto jornalístico.

O texto científico pode ser traduzido pelos trabalhos escolares, os fichamentos, os ensaios, relatórios, seminários e artigos que aprenderam ou aprenderão durante o ano letivo. 

 O texto jornalístico é aquele cujo objetivo é informar e auxiliar o leitor a formar sua opinião sobre determinado assunto em jornais, revistas, telejornal  ou radiojornalismo.

Ambos os textos, científico e jornalístico, para funcionar, precisam ter credibilidade e responsabilidade. Usados como uma arma, podem prejudicar  um grupo social ou toda uma sociedade.

Como exemplo da falta de compromisso com as consequências do texto, ou seu uso para prejudicar outros, trazemos uma reportagem da TV Record, que revela o mau uso da escrita praticado pela conhecida revista Veja.

Segundo a reportagem da emissora, durante anos o dono da revista, Victor Civita, e seu grupo de jornalistas, mentiram para os leitores, acusaram sem provas, atacaram pessoas e instituições. Tudo isso para favorecer um grupo de indivíduos e empresas com interesses que prejudicaram os brasileiros.

Após a leitura, reflita sobre seus trabalhos, sobre o que escreve nas redes sociais e nas matérias jornalísticas a serem produzidas por nós.







Nenhum comentário:

Postar um comentário